Perdendo peso, ganhando saúde #1: E quando a grana é curta?


 No post de ontem eu indiquei um site excelente com discussões e dicas sobre a SOP. A autora oferece um programa com dietas e exercícios para controle da síndrome que parece ser excelente. Mas, custa dinheiros!

Dos e-mails que recebo diariamente, muitos deles apontam a falta de grana para conseguir os tratamentos mais comprovados. O que nos esquecemos, contudo, é que a SOP pode ser controlada (e consequentemente, o hirsutismo) com ações que não necessariamente gastariam o nosso sofrido salário.



Eu me encontro nessa situação. Pago um bom plano de saúde, que me presenteou com um endocrinologista bem qualificado. Tenho acesso a alguns nutrucionistas. Mas, nenhum deles, é especialista em dietas para controle da SOP. E então eu fico naquela saia justa.

O programa do PCOS Diet Support é cobrado em dólares. E, bom, essa não é uma sentença feliz para os brasileiros mais. O que torna impossível o meu acesso ao programa agora.

Mas o site continua uma mina de ouro. E foi nele que, ontem mesmo, desfiz um dos maiores tabus que construí na minha mente: a prática de exercícios intensos (Que, veja que MARAVILHA, podem serem praticados em CASA. Sem gastar um centavo!).

O tabu era o seguinte: como meu corpo produz uma quantidade muito absurda de testosterona, atividades como musculação ou HIIT podem agravar o quadro de androgenismo e eu vou me transformar na pessoa que eu mais tempo todos os dias. Com essa justificativa bem aceita pelo meu cérebro, eu tenho criado vários empecílhos financeiros para atividades que eu acreditava que seriam as únicas possíveis.

Mas, enfim, eu estava severamente enganada. Ainda bem!

Neste post aqui, a autora do site, Tarryn, pede o auxílio de uma profissional para sanar a dúvida de algumas leitoras. E lá mesmo, naquele texto que li em poucos minutos, me foi esclarecido que atividades como o HIIT (treino de alta intensidade intervalado) não só não agravam a minha condição como são RECOMENDADAS a ela. E aí eu me joguei. E vou levar vocês comigo!

Há alguns meses pratico em casa as atividades aeróbicas do canal do youtube "Exercícios em Casa". Sempre as moderadas, com um medo terrível do HIIT. Mas o canal tem um programa de exercícios muito completo. E, ressalto, é cheio de dicas para quem quer perder o peso, ou definir o corpo; encontrando o equilíbrio saudável.

Ontem mesmo experimentei o HIIT. E eu adorei. São 12 a 20 minutos de atividade intensa e intervalada que ajudam a acelerar o seu metabolismo, na queima de gordura e ainda definem o corpinho.

Para as iniciantes, um alerta: atentem-se para os exercícios marcados como "iniciantes". Porque a atividade é realmente pesada.

Sem mais delongas, separei aqui alguns vídeos rápidos. E não deixem de conferir o canal.

Vamos juntas nessa luta?

1) Primeira sugestão. Clique aqui!


2) Segunda sugestão. Clique aqui!



ATENÇÃO: Eu não sou nenhuma profissional da área. Eu somente posto aqui as coisas que eu faço e que foram recomendadas para o meu corpo, para o meu diagnóstico. Enfatizo: eu estou sob o acompanhamento de um profissional endocrinologista quediz sim ou não para todas as minhas escolhas. 

O canal é muito recomendado. E, se for encarar os exercícios, é fundamental que sigam TODAS as informações e instruções fornecidas por eles.

Sentiu algo estranho fazendo? PARE IMEDIATAMENTE. Não force o seu corpo, ok? Não vamos prejudicar nossa saúde.

Um grande abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário