O que fiz de errado desde o meu diagnóstico?

Olá, meninas, tudo bem?

Aqui estou, de volta depois de um longo período - mais uma vez!

Só que dessa vez eu quero um começo diferente. Quero refletir sobre as escolhas que fiz durante esses anos convivendo com o hirsutismo e como todas elas fizeram com que a minha situação se agravasse.

Então, quero mostrar para vocês um site que me apontou todos os erros que cometi desde 2012. E quando eu digo "erros", não me refiro ao completo quadro negro que temos acesso em consultórios pelo Brasil. Mas sim às coisas que eu ignorei em meu tratamento.



Como contei aqui várias vezes eu encontrei um profissional excelente que se preocupa com a minha condição e o meu bem estar. E que, principalmente, trata o hirsutismo com respeito e não como "frescura"! Sendo assim, na minha primeira consulta, a primeira coisa proferida pelo médico foi: _Controle a sua alimentação! Antes mesmo dos exames chegarem. Com o pré-diagnóstico do ginecologista ele já me alertou sobre o principal tratamento para a SOP e, consequentemente, para a redução dos efeitos do hirsutismo.

E ainda enfatizou: você está em com um peso excelente. Mantenha assim. Mulheres por SOP geralmente enfrentam problemas com o peso porque a condição hormonal facilita o ganho e impede a perda. Então a palavra de ordem seria CONTROLE. E, bom, eu até me esforcei. Cortei carnes vermelhas, reduzi o consumo de doces e gorduras ao extremo e conseguir manter um peso ideal por um ano. E aí o outro lado terrível da SOP apareceu: a depressão, a ansiedade elevada, o isolamento.

Nesse período eu abanodei o tratamento e comecei a comer tudo o que eu não deveria, compulsivamente.  A consequência lógica: perdi todos os resultados e tive que começar do zero. O problema foi que continuei ignorando a necessidade da dieta controlada. E então, por um acaso, me deparei com este site aqui: http://www.pcosdietsupport.com/ - PCOS Diet Support. Fiz minha inscrição no programa de apoio criado pela autora e, desde então, tenho recebido um material esclarecedor.

PCOS é a sigla em inglês para a Polycystic Ovary Syndrome (Síndrome dos Ovários Policcísticos). E pode ocasionar, como um de seus sintomas, o hirsutismo.

O site é todo em inglês. E a barreira da língua pode prejudicar o acesso de muitas de vocês. Contudo, vale a pena se aventurar. Utilizar o Google Translate e, quando ainda assim não conseguirem compreender, procurarem ajuda de terceiros. Eu ofereço o meu e-mail para tirar dúvidas quanto ao conteúdo do site. E proponho uma campanha aqui: Ajustar nossas dietas, discutir resultados e fortalecer nossa luata contra o Hirsutismo.

Aguardo o contato de vocês.

Um grande abraço,


 

5 comentários:

  1. Eu amei o seu Blog! É emocionante demais ver que existem mulheres que passam pelo mesmo problema que eu! Você me enche de esperança. Eu vou vencer o hirsutismo!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber um médico para poder me tratar, ainda não consegui um que me levasse a sério, estou com muitas dificuldades para lidar com isto.

    ResponderExcluir
  3. Que alívio ter achado este blog... Já sofri tanto por causa do hirsutismo, que desanimei de muita coisa... É muiiito complicado. Só quem tem sabe como de fato é.

    ResponderExcluir
  4. Tenho hisurtismo desde que nasci,só eu na família, as pessoas sempre me olharam estranho por conta disso,moro no interior e sou uma das poucas pessoas que tem..... é horrível ter isso pq minha auto estima e destruída não me exponho a ninguém nem vou a praias com vergonha, é bom saber que tem pessoas como eu,pois isso me dar forças,não tratei ainda pq não tenho condições mas um dia farei o tratamento.

    ResponderExcluir