Por que parei de tomar o Diane 35?


Essa postagem não é mais uma das milhões que demonizaram o uso do Diane 35 para tratamento da SOP e Hirsutismo. Eu tive excelentes resultados com o medicamento e ele ainda é considerado o mais efetivo para a nossa condição! Então, se você ainda utiliza, com acompanhamento médico claro, não se desespere. Eu não vou incetivar você a não utilizá-lo mais.

Contudo, eu parei de tomá-lo. Por três anos, ele fazia parte da minha medicação diária. E em todo esse tempo quem controlou a oleosidade da minha pele, o aparecimento das espinhas (que era nulo, vale ressaltar) e retardou o crescimento de pelos foi ele. Pode parecer estranha a interrupção, já que eu só tenho elogios ao remédio. Mas existe um outro fator em questão. E esse vale para todo anticoncepcional.

Muitos estudos enfatizam que o anticoncepcional não é o melhor tratamento para a SOP. Ele é um bom paliativo, com certeza. Mas assim que você descontinua o uso, todos os sintomas retornam. Aconteceu comigo. Não estou só alimentando um pânico geral que se estabelece sobre o assunto.



Meu corpo não respondia mais da mesma forma. Eu comecei a reter muito líquido e me incomodava, a cada dia mais, o sentimento de que aquela bombinha de hormônio controlava todas as minhas emoções. Eu queria parar com o uso. E parei! Fiquei seis meses sem utilizar o remédio. E mesmo com todos os sintomas se pronunciando, eu não me incomodei. Eu queria tentar algo diferente.

E existem alternativas naturais, nós sabemos (e darei atenção especial a essa parte mais tarde). Melhorar a alimentação é uma delas. Eu fiz esse experimento. Por dois meses, cortei 50% dos industrializados da minha alimentação. Reduzi o açúcar e a gordura da minha alimentação. Dessa forma eu consegui eliminar 5 kgs e o aspecto da minha pele melhorou muito. Tive espinhas só perto da menstruação.

Mas eu sou uma aprendiz lenta. E com toda a ansiedade que me atormenta, eu voltei a comer mal e voltei ao sedentarismo. Tudo desandou! (como esperado).

Então eu voltei ao A.C. Mas eu queria experimentar outro. E em conversa com o endocrinologista cheguei ao Iumy. E aí você me pergunta? Ele ajuda no tratamento? Bom, não muito. O Diane 35 tem a Ciproterona em sua composição. E ela é uma grande aliada no controle da SOP. O Iumy, por seu turno, não possui essa substância. Reduzindo sua contribuição à supressão da ovulação. O que, consequentemente, reduz a liberação e produção de hormônios que queremos combater.

Desejo retornar com o Diane 35? Tenho vontade sim. Mas por enquanto, quero testar outras possibilidades.

Vou atualizando por aqui.

Grande abraço!


Ps: Ainda tem dúvidas? Me escreva! Na barra lateral disponibilizei uma caixinha de contato. Recebo direto no meu e-mail. Mas se quiser mandar para minha caixa também, aqui vai meu contato: lutacontrahirsutismo@gmail.com

7 comentários:

  1. Oi....parabéns pelo seu trabalho!eu queria saber se vc teve queda de cabelos qdo parou com o diane 35?eu tbm tenho Sop e parei com o anti e meu cabelo está caindo muitoooo.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Tem a mesma composição, se não me engano. Mas existe umas poucas diferenças entres os dois. Vale checar as bulas.

      Excluir
  3. O Diane me dava muito enjoo, e todos os médicos acham absurdo quando eu digo que o Selene é muito melhor, até me emgagrece,rsrs... mas enfim, fui veementemente proibida de usar anticoncepcional porque associado ao tabagismo é uma bomba relógio. Estava pesquisando sobre Aldactone, que já tomei uma vez, e achei esse blog... estou lendo tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      A.C infelizmente não é tratamento. Recomendo que consulte um endocrinologista para entender as necessidades de seu corpo e encontrar um tratamento adequado. Ok? Abraço

      Excluir
  4. É só um desabafo. As pessoas sempre agregam o hirsutismo à SOP, mas nem sempre está vinculado. No meu caso, não tenho SOP e todos os meus hormônios estão dentro da normalidade. Mas sou dependente da depilação à laser, pois tenho pelos no rosto quase como de homens. Em um ano, volta tudo e tenho que refazer as sessões. Dói no meu bolso, dói na minha auto estima. Tomei o Diane durante um ano e não vi nenhuma diferença. Nunca encontrei solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Suzana. Nem sempre o hirsutismo é de fundo hormonal. Mas existem tratamentos para esses casos, também. Vale sempre consultar um endocrinologista e um dermatologista para esses casos. Lembrando que a depilação à laser não é definitiva e que manutenções anuais são esperadas. Abraço,

      Excluir