Finalmente... o diagnóstico.



Esperei por praticamente um mês o resultado dos exames pedidos pelo endocrinologista. Nenhum laboratório em minha cidade realizava os exames pedidos. Então, colherem o material e enviaram para a capital. Esperei 20 dias. Depois, mais alguns para conseguir horário na agenda do médico. Mas, finalmente, na última quinta-feira eu recebi o meu diagnóstico. 

Nada distante do previsto: eu realmente tenho a S.O.P e possuo níveis alterados de testosterona no organismo. Dentro da normalidade, como aponta o exame, mas acima do normal segundo o médico. Dentre outras coisas, por possuir um histórico de diabetes na família, meu exame apontou uma tendência. Então, além de todos os tratamentos da S.O.P e do hirsutismo, tenho que maneirar meus hábitos doces alimentícios.



Como tratamento o médico indicou dois remédios, além da manutenção de uso do Diane 35. Então, desde ontem estou tomando:

Cloridato de Metformina (850mg): indicado para uso em três vezes ao dia após as principais refeições, mas com início progressivo. Na primeira semana, apenas um comprimido; na segunda dois e assim por diante até meu organismo se acostumar com o medicamento que é bem forte.

Espironolactona (100mg): Uma vez ao dia.

O médico orientou para que eu não espere nenhum resultado significativo nos dois primeiros meses. Voltarei após o final do segundo mês para controle e após o terceiro, além dos resultados, posso começar o tratamento estético efetivo.

Apesar do pedido de espera, ele abriu exceção para a zona com pelos escuros e grossos que me incomodam mais. Como já estou há três meses com o A.C, talvez não seja um desperdício. E, caso seja, será de apenas uma sessão. (mas, para manter o psicológico melhor, compensa). Pretendo, então, fazer minha primeira sessão no final de Dezembro ou início de janeiro.

Já li bastante coisas positivas sobre o tratamento com estes remédios, como também li relatos negativos. Porém, segundo o meu médico, possuo características que favorecem o sucesso do tratamento. Assim espero!

Se após as sessões de laser, a manutenção da mesma só ocorrer em dois, três anos, já me dou por satisfeita! Já li casos de quatro anos sem a necessidade de manutenção. Uma benção!

Bom, segundo dia de medicamento, quarto mês de "batalha" efetiva após dois anos com o problema. Não irei desistir! 

Ps: Ainda tem dúvidas? Me escreva! Na barra lateral disponibilizei uma caixinha de contato. Recebo direto no meu e-mail. Mas se quiser mandar para minha caixa também, aqui vai meu contato: lutacontrahirsutismo@gmail.com

13 comentários:

  1. Sinto-me triste e, ao mesmo tempo, feliz com seus relatos.

    Não tenho hirsutismo, nem tenho níveis de testosterona anormais. Segundo a endocrinologista que me atendeu, meus exames estão "normais". Estou procurando outro médico (a), pois não houve empatia nem confiança com a primeira.

    O meu problema é excesso de pelos. Desde criança. Tenho mais pelos que muitos homens. E isso me entristece.

    Fico triste por saber que mais mulheres sofrem como eu. Mas, em contrapartida, não me sinto sozinha por ser anormal (é assim que eu me vejo).

    Aos 16 anos cheguei a tomar diane 35 por 6 meses. Posteriormente, foi-me indicado FLUOXETINA. Rejeitei o antidepressivo e desisti do Diane.

    Nessa época recorri à eletrólise. Ótimo para tomar choque, mas sem nenhum efeito contra os pêlos.

    Hoje, aos 26 anos, retomei o tratamento medicamentoso. Tomo Elani ciclo e Espironolactona há mais ou menos 5 meses.

    Os resultados apareceram muito, mas muito tímidos. Às vezes penso em parar, pois todo dia consumindo essas pílulas para quase nada melhorar é desestimulante.

    Tenho depressão desde essa época. Cheguei a me consultar com um psiquiatra, mas interrompi o tratamento, com a ciência dele.

    Pior de tudo é saber que os resultados que eu queria estão tão longe e que houve um atraso imenso em minha vida por causa desses malditos pêlos.

    Por mais que eu queira, não consigo ter uma vida normal: leia-se usar saia, shorts, vestidos, mostrar a barriga e umbigo; bíquini, então, nem pensar. Moro no Sul do País, mas mesmo assim, é um inferno morar aqui, por causa do calor (e não precisa ser necessariamente verão, porque aqui é calor quase o ano todo).


    Parabéns pelo blog. Li todos os posts.Já pensei em criar um, mas acho que não teria paciência em atualizá-lo.

    Já está em meus favoritos. Espero que você continue postando mais novidades, pois estarei sempre acompanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sofro muito com esses malditos pelos eles atrapalham muita coisa.

      Excluir
    2. Você passa pelo mesmo problema que eu! Também sofro muito com a vergonha e queria poder acabar com o excesso de pêlos de uma vez por todas.

      Excluir
    3. Meninas eu tenho chorado noites por esse problema, tinham até que melhorado os pelos porém de um mês pra ca começou a sair barba, barba mesmo,pelos grossos com raiz varios no buçu e queixo . Além disso tenho pelos terriveis na barriga e no bumbum em todo o bumbum igual de homem, sou casada e ja chegou a me atrapalhar me sinto pra baixo não tenho vontade de ir na praia nem piscina

      Excluir
  2. Ei, moça! É realmente muito difícil lidar com esta situação, mas é preciso ter força e não desistir!

    Você tem excessos de pelos apenas nas pernas, braços e barriga? Porque pode ser por outro motivo. Enfim, é melhor mesmo procurar outro médico.

    Sobre a eletrólise, infelizmente, para pessoas como nós, os tratamentos estéticos só funcionam acompanhados de medicamentos. E também não dá para esquecer o tempo necessário. A eletrólise precisa de dois anos, mais ou menos, para resultados completos.

    Sobre a espironolactona, os efeitos são mais notados quando associados à ciproterona (o Diane, no caso), de acordo com o meu médico. Nunca ouvi falar sobre o "Elani ciclo".

    Outro fator importante relatado pelo meu médico: existem pessoas que apresentam o hirsutismo, mas de caráter idiopático. Não sei explicar bem, mas são pessoas que não apresentam o diagnóstico de S.O.P, ou resistência insulícia. Essas pessoas são sensíveis ao hormônio masculino e por isso apresentam mais pêlos e/ou espinhas. O tratamento com espironolactona, diane e laser trazem excelentes resultados.

    Enfim, importante mesmo é não desistir nunca!

    No próximo dia 20 realizarei minha primeira sessão laser e vou comentar o procedimento no blog. Aguardo visita. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sei como é Qualquer Coisa, o mesmo é comigo. Sempre penso tudo que deixei passar por ter isso. Quanto mais pesquiso mais deseperançosa fico. Não me vejo tendo um namorado, e até pra trabalhar fica difícil.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive pêlos, mas era discreto, até que um dia resolvi depilar o buço com cera. A partir de então passei ter problemas, os pêlos engrossaram e aumentaram de tal forma que minha vida virou um inferno. Fui a uma dermatologista e ela passou uma fórmula de Espironolactona em creme, mas ela disse que só impediria o crescimento rápido dos pêlos , mas não resolveria o problema. Mandei fazer e usei, realmente os pêlos cresciam mais devagar. O anticoncepcional Selene e o espironolactona ajuda inibir o pelo, mas o Selene engorda, assim como Diane 35. Então, resolvi apelar para o Laser de Diodo, também chamado de Sheer. Para usar esse Laser a mulher tem que raspar o rosto com prestobarba porque não pode usar cera, porém, se o tratamento não der certo, ela fica com mais um problema, ou seja, os pêlos que eram finos ficaram grossos e crescem numa velocidade como se fosse barba. Fiz apenas uma sessão tive que cancelar as outras porque meu rosto manchou e os pêlos agora crescem grossos e rápido. Eu tinha um problema para resolver, agora tenho três. Cuidado, com esses lasers, eles não servem para todo mundo, me arrependi de ter feito a sessão, mas agora é tarde, hoje eu mal posso sair na rua, todos ficam olhando para o meu rosto, me sinto péssima. É por isso que estou falando para vocês, pensem bem, antes de decidir pelo Laser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo algumas pessoas dizerem que o anticoncepcional selene engorda, mas já uso ele a 15 anos e numa engordei nenhum kg por causa dele. Não sofro de obesidade, não tenho pressão alta nem diabetes. Sei que tenho SOP e hirsutismo desde a adolescência. Hoje estou com 38 anos mas venho pensando em parar com o selene apenas devido ao risco de trombose porque nos últimos meses comecei a sentir dores de cabeça prolongadas durante o período de pausa do anticoncepcional. Neste momento, eu gostaria que existisse algum tratamento com ervas naturais, pois já não aguento mais tomar anticoncepcional. Eu tomei a minha primeira cartela aos 16 anos, mas no começo ainda não era o selene. Entretanto, tenho bastante medo de parar com o selene e todos os sintomas ruins retornaram. Uma vez tentei mudar para o Allegra 20, que a médica receitou, mas em 2 meses de uso os pêlos grossos retornaram aí tive que voltar para o selene. Espero que as informações deste blog possam me ajudar.

      Excluir
  5. Não aguento mas isto, não tenho vida social e no trabalho já descobriram, as pessoas me tratam
    com indiferença. É muito difícil .

    ResponderExcluir
  6. QUE SORTE ENCONTRAR ESSE BLOG!!!!!!
    tenho pêlos em dois lugares incomuns às mulheres: na barriga (do umbigo à região genitália) e ao redor dos mamilos (esses me matam de raiva)... sendo que os da barriga são fininhos e espalhados, sendo apenas uns mais grossinhos, já nos mamilos tenho alguns mais grossos e escuros assim como alguns finos... eu os depilo com pinça e coincidentemente tomo o AC Diane 35... Esses pêlos são muito incômodos, me envergonham pois nem sempre estão em tamanho certo para puxar com a pinça e por isso ficam aparecendo aqueles "canhõezinhos" pretos...
    Gostaria de saber se o método de depilação que uso é adequado e se existe alguma dica que me ajude a me livrar desse problema...

    ResponderExcluir
  7. Sofro muito :( tenho excesso de pelos no corpo inteiro e não tenho como me tratar ....

    ResponderExcluir
  8. Tenho 42 anos e não pretendo mais engravidar. Será que se eu arrancar os ovários, essa porcaria de problema desaparece?

    ResponderExcluir
  9. Também tenho pelos em excesso nos mamilos, abfomem, parte interna das coxas, virilhas e axilas. Já fui em duas ginecologistas e elas passaram Diane 35, melhorou nas espinhas, mas os pelos continuam se espalhando. É esse é o problema, eles não se limitam. Não sei o q fazer. Autoestima 0

    ResponderExcluir