Diane 35 e os seus resultados.


Como expliquei em postagem anterior, o primeiro medicamento receitado para tratar a S.O.P e o hirsutismo foi o A.C. Diane 35. A composição do medicamento (2mg de acetato de ciproterona e 0,035 mg de etinilestradiol) é própria para o tratamento de casos leves de hirsutismo ocasionado pela S.O.P e a combinação de seus elementos proporciona a contracepção. Como não pretendo ter filhos neste período, essa foi a "melhor" indicação feita pela ginecologista.

O Diane 35 também foi recomendado para o tratamento da pele, diminuindo o sebo e eliminando a acne. Mas os resultados só poderiam ser alcançados com três meses, no mínimo, de tratamento.


Hoje, dia 16/11 de 2012, estou praticamente na metade da minha terceira cartela. Nos primeiros dois meses eu não percebi nenhum tipo de melhora. Arrisco a dizer que, ao contrário, o quadro piorou. Paralelamente ao uso do remédio, lavo todos os dias o meu rosto com o Sabonete de Enxofre da marca Granado para controle de oleosidade e para auxílio nas inflamações no queixo, a foliculite. Os pelos continuam encravando, mas em quantidade menor e, o mais importante, menos dolorida. Por este motivo, e somente por ele, eu mantive o uso do sabonete. Porque para as espinhas a sua ação é apenas anti-inflamatória, ou seja, ele ajuda a secar e tratar as espinhas inflamadas, mas não impede o aparecimento delas (não em meu caso específico, porque já escutei vários elogios quanto ao produto.).

Neste terceiro mês, como para se despedirem (assim espero), as espinhas apareceram em um número assustador. Internas e inflamadas, eu tenho elas espalhadas pela linha do maxilar, partindo da costeleta e fechando no queixo. E nasceram bem doloridas! O sabonete ajudou a controlar a inflamação e elas estão ainda relutantes, mas aparentam desaparecer em breve.

Em relação ás cólicas e dores abdominais: desapareceram por completo! Não ganhei peso algum, não apresentei inchaço em nenhuma parte do corpo. Mas os efeitos colaterais que me abateram foram de outra natureza. Passei por uma depressão forte no início do tratamento que, conjugada com os problemas ocasionados pela situação clínica e por outros pessoais, me derrubou mesmo. Iniciei minhas sessões com a psicóloga no segundo mês, quando já não aguentava mais o estado de melancolia permanente. Tive também cefaleia um pouco intensa no primeiro mês, algumas horas após ingerir o remédio, mas no segundo já não apresentei nenhuma dor. O estado depressivo amenizou após as consultas com o psicólogo e agora, no terceiro mês, já estou em quase controle do meu estado emocional.

O endocrinologista não sabe ainda se mantêm o uso do Diane 35 ou não, mas considero que venci minha primeira etapa. Estou esperando o fim da terceira cartela e o início da próxima para avaliar o quadro da acne. No hirsutismo não apresentei uma melhora significativa. Mas os pelos do buço, por exemplo, que são os mais finos, estão demorando mais para crescer após a depilação com a cera quente.

Procurei também uma dermatologista e indico para todas que associem todos estes especialistas: o endocrinologista, um bom ginecologista e um dermatologista. Não desistam até encontrar um que você se sinta bem!

Na dermatologista busquei soluções para as espinhas que ainda aparecem e para os pelos encravados no meu queixo. Mas os remédios passados eu deixo para outra postagem!

Sobre a retirada dos pelos, eu mantenho o uso da cera quente para áreas como buço e pescoço. Não retirei os pelos das costeletas e nem da linha do maxilar e não pretendo fazê-lo pela cera. No abdômen e barriga eu tenho pelos discretos, finos, mas em quantidade considerável desde 2011. Depilei a barriga uma vez, mas não repeti o processo. Pretendo recorrer à descoloração até poder iniciar um tratamento mais efetivo, como o laser. Mas já fui informada e repasso para todas vocês: o tratamento com laser só apresenta-se satisfatório quando associado ao tratamento farmacológico específico para o seu caso. E isso apenas após três meses de uso. Sabemos também que a solução não é completamente definitiva e alguns pelos podem voltar em 2 a 4 anos. Mas em menor quantidade e de fácil manutenção.

É importante salientar também que devemos buscar uma clínica de estética especializada e bem recomendada e que, em nosso caso particular, as sessões são em grande número MESMO! Isso requer uma graninha boa e muita, muita paciência. Eu não tenho dinheiro disponível para arcar com um tratamento de imediato, mas como devo esperar pelos meses de ação dos medicamentos, estou juntando e já me programando para os meses seguintes. 

Estou considerando a eletrólise por agulhas para a área da costeleta e linha do maxilar. Esse procedimento é demorado, mas é apontado como definitivo. Ou seja, não terei mais pelos nessa região caso controle meu hirsutismo. Porém, em minha cidade não encontrei profissionais especializados nesse tipo de depilação e nem na capital, que é próxima. Ainda! Não me cansei de pesquisar.

Por hoje é só. Até a próxima.

Ps: Ainda tem dúvidas? Me escreva! Na barra lateral disponibilizei uma caixinha de contato. Recebo direto no meu e-mail. Mas se quiser mandar para minha caixa também, aqui vai meu contato: lutacontrahirsutismo@gmail.com

 

4 comentários:

  1. Ola!! Sofro muito com hisurtismo desde os meus 17 anos tenho pelos de homem e nunca nenhum médico me ajudou eu ia em vários e só no ano.passado.através das minhas pesquisas na internet q eu descobri que tenho hisurtismo e pedi para o médico o exame de testosterona. Estou tomando o Diane ainda não senti diferença nos pêlos. É muito triste isso só quem tem sabe. Eu tenho pelos até no bumbum mas muitooo grosso mesmo depilando com cera eles crescem grosso como barba.

    ResponderExcluir
  2. OÁSIS!!!
    Seu blog é um oásis num imenso e árido deserto que é a busca de informações e apoio na vida de mulheres que, como nós, levamos uma vida (no meu caso, inteira) de batalhas diárias contra o hisurtismo e outras complicações da SPO.

    Parabéns pela iniciativa, pela coragem e pela qualidade ao compartilhar conhecimento!

    De coração, obrigada! Lindos posts e lindo blog.
    Me emocionei ao navegar por eles.
    A generosidade sempre me emociona.

    ResponderExcluir
  3. Tenho hisurtismo desde o 18 anos, só descobri aos 35 anos pesquisando na internet. Então procurei uma endocrinologista. Depois de alguns exames fui diagnosticada..E que alívio. Comecei a usar Diane 35, perdi 12 quilos. É agora 6 meses depois já sinto a diferença. Os pelos no peito diminuíram. É no rosto também.

    ResponderExcluir
  4. Tenho hisurtismo desde o 18 anos, só descobri aos 35 anos pesquisando na internet. Então procurei uma endocrinologista. Depois de alguns exames fui diagnosticada..E que alívio. Comecei a usar Diane 35, perdi 12 quilos. É agora 6 meses depois já sinto a diferença. Os pelos no peito diminuíram. É no rosto também.

    ResponderExcluir