Controlando o desespero: primeiro passo da jornada.



O temido desespero. Aquele primeiro fio de cabelo fora do lugar. Uma textura inesperada em lugares indevidos. Uma visão não muito agradável de si mesma. Uma consulta inconclusiva; uma resposta negativa (não tem cura!!!). Eu já perdi a conta de quantas vezes eu me senti assim! 

Mas, tudo bem, é normal! 

Bom, nem tanto!

É bem comum reagirmos negativamente a qualquer diagnóstico desfavorável. Mas, o que não pode se tornar constante, é a nossa muitas vezes equivocada de lidar com os problemas. A forma causal é um erro constante.

O que eu quero dizer com isso? Um exemplo: geralmente nós associamos o surgimento de pelos em lugares incomuns como um sinal de "feiura". E, quando nossa auto estima sofre um golpe desses, costumamos associar todas as nossas adversidades àquilo que nos incomoda. Assim, se eu estou gorda e quero emagrecer eu acabo fantasiando que após perder todo o peso eu finalmente encontrarei o amor da minha vida e serei feliz pra sempre! Pode acontecer? Pode, com certeza. Mas é uma consequência direta e inevitável da perda de peso? Não.



E aí mora o perigo. Talvez o que nós esperamos como resultado não se concretize (e eu não estou dizendo que não irá nunca, ok?!) e então começamos a enxergar todos os esforços como infrutíferos. O que nos leva a recaídas, abandono de tratamentos e etc.

Aconteceu comigo! E ao ter minhas expectativas frustadas, eu abandonei meu tratamento e me rendi à comida. O que eu consegui com isso? 15 kg a mais e problemas de saúde redobrados.

Por isso, muito cuidado com as suas expectativas. Ao iniciar sua jornada contra o Hirsutismo, tenha em mente apenas a sua saúde. Não deposite esperanças em fatores que não dependem exclusivamente do seu tratamento. Mantenha o foco na sua jornada e comemore uma conquista de cada vez.

Sendo assim, após a primeira sessão de laser, eletrólise, etc, comemore! Para muitos poder pagar a sessão já é uma baita conquista!

Depois de algumas sessões você começar a reparar que os pelos estão ralos e/ou mesmo sumindo aos poucos, COMEMORE! E assim prossiga...

Ao final, você terá tantas conquistas na memória que nada poderá abalar o seu psicológico mais uma vez.

Vamos tentar?!

Um grande abraço!


8 comentários:

  1. Bem a minha historia é um pouco complicada. Tenho 17 anos e desde de muito nova que sempre tive pelos. Lembro-me de ver fotos minhas com 8/9 anos e já ter buço bem grande e escuro. O resto do corpo, para além das pernas e das axilas essas partes mais naturais, começaram-me a aparecer pelos mais recentemente com uns 14/15 anos. Agora com 17 anos tenho pelos praticamente por todo o corpo, cara, pescoço, queixo, barriga, costas, braços mas o que mais me agonia e me deixa deprimida são os pelos nas nádegas. Cheguei a consultar a minha médica de família que me fez exames aos ovários e hormonas, etc, mas não encontrou nada de anormal a não ser os níveis de TSH elevados, o que não me parece ter algo a ver com este problema. A verdade é que sou bastante nova e não me sinto nada bem comigo mesma. Nunca me senti e desde há uns 3/4 anos que tenho tido bastantes depressões, seguidas de bastantes anti-depressivos, auto-mutilações, tentativas de suicídio e sinceramente estou cada vez pior à medida que isto piora. Não sei o que fazer, os meus pais julgam que isto é algo banal e normal porque não sabem tudo sobre isto, não sabem todas as zonas que me afetam, pois isto é de tal maneira embaraçoso que eu não consigo lhes mostrar ou mesmo falar sobre a hipótese de ter hisurtismo , o que para mim é uma certeza. Não sei mais o que fazer, e o facto de estar a chegar o verão deixa-me ainda mais desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, você precisa procurar um endocrinologista.
      Níveis elevados de TSH podem significar problemas na tireoide!

      E o endocrino pode conseguir identificar o que está causando o hirsutismo em você. E quanto mais cedo o diagnostico, melhores as maneiras de lidar com o problema.

      Por favor, quando se sentir mal, me escreva. Vamos nos ajudar sempre.

      Um abraço

      Excluir
  2. Desespero... Esse é bem o sentimento que tenho toda vez em que olho para esses pêlos... Preciso de ajuda, quero ajuda... Mas toda a vez que procuro um médico nenhum deles parece se preocupar quando os meus resultados são negativos. "Não S.O.P., sem distúrbios hormonais, ciclo menstrual normal... Tudo ok. Faz depilação". Mas nem a depilação dá jeito... Oito sessões de eletrólise e nada muito significante. No máximo diminuição de pêlos encravados. Não tenho dinheiro para gastar com isso. Não me preocupa só a estética, me preocupa saber que pode ser algo mais... Tenho procurado a ajuda de um tio médico meu, ele foi o único que disse "isso não é normal"... Tenho esperanças... E medo de decepcionar de novo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O hirsutismo pode ter fundos distintos. Discuta isso com os seus médicos.
      Muitos deles ficam insatisfeitos quando falamos de coisas que lemos na internet. Mas existem pesquisas significativas sobre o assunto e com alternativas de tratamento.

      Já experimentou o laser? O procedimento apresena resultados bem superiores à eletrolise.

      Vamos nos falando.

      Um grande abraço,

      Excluir
  3. Oi se posso gostaria de dar a minha testemunho. Eu sempre sofri,muito com os pelos, pernas, pelo grosso na barriga, seios, dedos da mão, dedão do pé, bigode, rosto. Quando eu era pequena sofria muito e quando eu cresci sempre tive um,gasto enorme com a depilação que durava pouco.

    Eu comecei a seguir uma dieta vegetariana, não por causa dos pelos mas por uma questão animalista porém o efeito colateral é que depois de 4 meses tive uma redução de 80% dos pelos, no rosto tenho so um pelinho loiro muito fino, bigode não é mais aquela coisa exagerada com pelo grosso, antes tinha que passar cera 1 vez na semana e agora 1 no mês, pernas em muitas zonas nao cresce pelo e em outras um pelo mais fino, no seio desapareceu e foi embora um pelo grosso desgraçado que saia no meu queixo.

    Não tem mais pelo grosso,na barriga mas so,uns pelinhos bem fininhos.

    Sou muito feliz e acho que quando eu conseguir ser Vegana vou ter ainda mais resultados.

    Eu acho que essas carnes que a gente come é tão cheia de hormônios e outras porcarias que influencia o nosso corpo, principalmente se se tema tendência ao hirsutismo.

    Fica a dica, ah! Eu como muita semente de linhaça que ajuda muito ��

    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Maria, muito interessante a sua experiencia. O médico me disse para rduzir o consumo de carnes vermelhas. O que tentei, mas ainda acho complicado.

      Vou tentar melhoras isso. O Hirsutismo pode ser controlado só com a alimentação em alguns casos. E eu realmente pretendo conseguir.

      Um abraço,

      Excluir
  4. É desespero é a palavra!! Também senti na pele quando fui na minha primeira consulta aos 16 anos e a médica disse que nao tem cura! Foi também quando ouvi pela primeira vez à palavra hirsutismo, desde lá depressões e aumento de pesso só aumentaram nunca consegui fazer um tratamento, desisto logo no comeco em consequência os pelos aumentaram e engrossaram! Quase não saio de casa ainda Mais se for de dia, perdi as contas de vários empregos curso tec. E ate faculdade pq não consegui levantar da cama e enfrentar os olhares no meu rosto. É difícil a vida de mulher barbada, mais apesar disso sou casada e tenho um filho, meu marido não toca no assunto mais me incentiva a viver seja como for! Eu irei começar o tratamento novamente e desta vez pretendo ir até ver resultados! Irei reescrever assim que fizer os exames e passar no médico! Bjs e força porque a Vitória não está perdida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não desista.Invista em um tratamento. Procure mudar sua alimentação. Muitas mulheres tem conseguido excelentes resultados assim.
      E não deixe de contar sua experiência. Vamos nos dando forças.

      Um grande abraço,

      Excluir