Cuidando da pele do rosto

Uma das manifestações, se posso dizer assim, do hirsutismo é o sebo e a acne. A acne em mulheres adultas tem como principal causa os distúrbios hormonais e foi assim que, aos 21 anos, eu comecei a apresentar um quadro de acne constante. Para uma adolescente que não teve nenhum tipo de problema com acne, tendo conhecido mesmo até os 21 anos algumas poucas (poucas mesmo) erupções no rosto, foi assustador notar que o meu rosto estava sofrendo com o problema.

Os cravos também se estenderam por toda a zona T do meu rosto e nada do que eu fizesse amenizou o problema. Após a minha primeira conversa com o endocrinologista eu resolvi procurar uma dermatologista para amenizar o quadro "espinhento" enquanto os remédios não fizessem efeito. Na consulta eu expliquei toda a minha situação e a médica me receitou quatro produtos para o controle da acne, dos pelos encravados e para as manchas. São eles: o sabonete Salisoap, o antibiótico tópico Dalacin-T, uma solução manipulada de ácido retinóico e o protetor solar SunMax Acquagel FPS 20. Vou falar um pouco sobre os produtos e sobre a minha experiência de uma semana com eles.

Salisoap: (clique no link para ler a bula!)
O salisoap é um sabonete produzido para combater a acne e o sebo. A dermatologista indicou que eu fizesse uma limpeza com o sabonete pela manhã e pela noite para retirar a oleosidade excessiva do rosto e para evitar o aparecimento de novas espinhas e cravos. O primeiro dia de uso do sabonete foi de puro êxtase! Nunca havia sentido a minha pele tão limpa!

Antes do Salisoap eu utilizei um sabonete da Asepsia que não trouxe nenhum resultado positivo. Como na época eu não sabia o motivo das minhas espinhas, abandonei o produto bastante insatisfeita. Mas na pessoa que me indicou o sabonete os resultados foram maravilhosos.

Logo após me indicaram o uso do sabonete de enxofre da Granado para a acne e para a foliculite. Nas primeiras semanas de uso eu adorei. A acne não reduziu, mas as inflamações nos pelinhos melhoraram consideravelmente. Eu chegava a sentir dor com o quadro avançado de foliculite! Com o uso, reduziu a dor à praticamente zero. Mas os pelos continuavam encravados!

Outro fator importante de vantagem do Salisoap, em minha opinião, sobre os dois produtos que citei é que o Salisoap não deixa a pele "repuxada"! Ele retira a oleosidade, mas na medida certa: não ressecando por completo a pele. Após a limpeza do rosto com o salisoap, eu senti minha pele mais hidratada, com viço e com oleosidade balanceada. Desde o primeiro dia de uso não apareceram mais espinhas. Claro que o efeito está associado ao uso do A.C. Estou no final da 3ª cartela e espero não ter mais espinhas. Mas devo manter o uso do sabonete. Super aprovado!

Dalacin-T:  Cheguei ao consultório da dermatologista com um quadro de espinhas inflamadas bem chatinho. Então ela receitou o uso de um antibiótico tópico bastante eficaz para o tratamento de acne, o Dalacin-T. Foi receitado o uso pela noite nas áreas afetadas com espinhas. Logo no primeiro dia de uso eu me senti satisfeita. A aplicação é bem simples. O frasco possui uma "esponja" de aplicação. Assim que passei o produto nas espinhas, senti um alívio imenso na dorzinha provocada pela inflamação. Em cerca de três dias de uso, só me sobram resquícios de acne inflamada e pequenas machas. Aprovado com louvor!

Ácido retinóico a 0,01%: o ácido retinóico foi indicado para tratar as áreas com pelos encravados e também para todo o rosto. Caso houvesse irritação, a médica recomendou que eu fizesse o uso do produto em noites espaçadas. Mas como não apresentei nenhuma irritação no rosto, utilizei em todas as noites desta primeira semana.

O ácido retinóico é recomendado para o tratamento de acne e para clareamento de manchas e esfoliação da pele. Nesta primeira semana de uso, com esta solução mínima, não percebi nenhum resultado significativo. A pele fica macia e hidratada, mas não senti que tenha afinado especialmente nas áreas com a foliculite. Mas é um caminho longo a ser percorrido e não vou desistir até alcançar o resultado esperado.

Eu quero melhorar o aspecto da minha pele para me sentir mais confiante na espera pelo tratamento farmacológico e, posteriormente, pelo tratamento a laser ou eletrólise.

Protetor solar SunMax Acquagel FPS 20: Uma das minhas principais preocupações com a pele do rosto é a proteção contra os raios solares. Para peles oleosas e com tendência a acne e sebo, a escolha do protetor adequado é bastante complicada. Eu utilizei por muitos anos protetores comuns, com sundown e alguns da Avon para o rosto. Antes das manifestações do hirsutismo, nunca tive nenhum problema. Mas, após os primeiros sintomas, era praticamente impossível continuar o uso destes protetores. No rosto, por exemplo, o uso do protetor comum acarretou um aumento na acne e nos cravos: um horror! Então sentei no consultório e logo pedi uma recomendação de protetor.

Como ela havia me receitado o uso do ácido retinóico, o protetor solar seria indispensável porque a pele estaria mais sensível aos raios solares. Assim ela me indicou o protetor SunMax acquagel.

Eu estranhei bastante no primeiro dia. O frasco parece de colírio e a consistência do produto é realmente aquosa. Tem uma corzinha esverdeada, mas que e absorvida rapidamente pela pele. Espalhando pelo rosto e pescoço eu sinto uma pequena camada gelatinosa, feito máscaras de pepino. Mas após alguns minutos, ele se torna imperceptível.

Utilizo o produto por três vezes ao dia, ou sempre quando acho necessário. Uso pela manhã após lavar o rosto; à tarde para retoque e à noite. Ele também hidrata a pele e por isso dispensei todos os outros hidratantes faciais (que deixavam a pele mais oleosa que tudo!).


Bom, estas são as minhas impressões da primeira semana de uso. Ao final da próxima semana eu atualizo os resultados. Devo retornar à dermatologista daqui há um mês e irei detalhar aqui a nova consulta.

Até a próxima, pessoal. Força para o tratamento!

Um comentário: